top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

5 Segredos para organizar casa de alto padrão

É preciso pensar na estética para organizar casa de alto padrão. Aprenda todos os segredos desse tipo de organização residencial especializada!



Quando falamos em organizar casa de alto padrão é preciso pensar na questão da estética, pois geralmente esse tipo de cliente contrata arquitetos para fazer todo o projeto da casa e a Personal Organizer precisa ter o cuidado de respeitar o que foi escolhido e aprovado pelo cliente, sem interferir na estética do ambiente.


Ou seja, o trabalho da Personal Organizer precisa estar harmônico com tudo que foi projetado. Por isso, através da minha experiência, quero compartilhar alguns segredos de como organizar casas de alto padrão, inclusive técnicas que eu aplico na prática com minhas clientes. Confira.


1 - Organizadores sob medida para organizar casa de alto padrão

Antes de mais nada é preciso conversar com o arquiteto e a dona da casa para saber se ela gosta de organizadores, de quais tipos e qual seria o ideal para o projeto realizado.

Normalmente, para organizar casa de alto padrão eu uso colmeia clean que não tem gorgurão, muitos organizadores de acrílico, inclusive sob medida para closets, cozinha, banheiro e lavanderia.


Se a cliente gosta de acrílico, usamos acrílico em todos os cômodos da casa. Prefiro manter um padrão de organizadores, usando um tipo só. Contudo, existem os organizadores modulares de acrílico que são mais em conta e não deixam de ser bonitos e funcionais.

Podemos usar organizadores de veludo em forma de bandejas e gavetas sob medida para organizar óculos, relógios e acessórios. Porém, é muito importante passar todas as medidas com todos os detalhes de acabamentos ao enviarmos o projeto desses organizadores para o fornecedor. Temos sempre que observar também a escolha da cor do veludo dos organizadores e a cor dos móveis da cliente, para que nada atrapalhe ou fique destoante do trabalho do arquiteto.


2 - Treinamento da ajudante do lar

Geralmente, quando me contratam para organizar casa de alto padrão, esse treinamento da ajudante do lar já está incluído no projeto. Entretanto, é preciso esclarecer que a funcionária não é uma profissional Personal Organizer e não vai manter o projeto impecável, como eu deixei.


Detalhes de beleza são difíceis de manter, por isso as roupas não irão ficar milimetricamente dobradas iguais eu deixarei, porém, o sistema organizacional precisa funcionar, e é isso o que mais importa!


Por isso, nesse treinamento apresento para a ajudante todos os moldes de dobras, além de explicar o motivo pelo qual organizei daquela forma para que ela consiga manter a organização da casa. Esse tipo de treinamento dura 1 dia dependendo do tamanho da casa.


Como resultado, nada ficará desorganizado, porque terá um sistema de organização eficaz e personalizado de acordo com a rotina da casa. O sistema organizacional funcionando é o certificado que a personal organizer fez um bom trabalho!


3 - Triagem para descarte


Na maioria dos projetos, principalmente quando vou organizar casa de alto padrão, as clientes têm mais coisas do que seu espaço comporta, mas em nenhum momento deve ser imposto que ela descarte suas coisas. É preciso todo um cuidado, sem ser invasiva, para que a cliente entenda que é necessário fazer uma triagem e que nem sempre será para descarte.


Às vezes as roupas podem estar apenas sujas e só precisa ir para a lavanderia. Então, é isso que fazemos, uma triagem, analisando peça por peça, olhando se está faltando botão, se tem zíper quebrado ou roupa rasgada. E ao final, separamos e é a cliente quem decide se quer levar para uma costureira ou realmente quer fazer o descarte.


Oriento também em casos de peças ou objetos de marca e alto valor, caso a cliente queira desapegar mas esteja com dó por causa do preço, que ela faça um bazar entre amigas ou coloque em sites de vendas. Assim, todos ficam felizes.


A cliente consegue ganhar mais espaço no closet e deixa somente o que realmente usa, ganha dinheiro e as amigas economizam, comprando por um preço bem menor algo de alta qualidade.


Todavia, é importante ressaltar que se a cliente quiser doar ou dar algo para a Personal Organizer, é indicado nunca aceitar, pois não podemos dar margem se por acaso, sumir algo da casa, achar que levamos por engano. Então, o melhor é não sair com nada da casa da cliente.


Uma super dica nesses casos é resolver o problema da cliente, fazendo pesquisas e passar uma lista para ela resolver a quem quer doar, como, por exemplo, instituições que vão até o local retirar.


4 - Projeto do arquiteto em conjunto com a Personal Organizer

Existe a possibilidade de previamente antes do arquiteto fazer todo o projeto, entrar em contato com a Personal Organizer que irá organizar a casa de alto padrão para orientarmos nas partes internas de closets e armários. Assim, o projeto fica com as medidas certas para sapateira, cabideiro, prateleiras, entre outros, de acordo com o acervo da cliente.


O bom de tudo isso é quando a dona da casa tem a noção de que o trabalho da Personal Organizer é muito mais do que organizar as coisas, ela sempre irá contratar para especificar, fazer o acervo de tudo que ela tem e em conjunto com o arquiteto, decidem além do que fica mais bonito esteticamente, o que também fica funcional. Dessa maneira, conseguem proporcionar para a cliente o closet dos sonhos que caibam todas as suas coisas de forma organizada!


5 - Dica vip - Postura Profissional


Ao organizar casa de alto padrão sempre busco ter postura profissional, discrição e procuro sempre resolver os problemas da cliente.


Por exemplo: uma Personal Organizer não faz faxina e nem passa roupas.
Ainda assim, eu posso resolver o problema, caso a cliente não tenha quem faça isso, levando uma profissional a parte para esse tipo de trabalho. A cliente quer menos problemas possíveis, e às vezes ela nem sabe que isso é um problema.

Busco trazer sempre a solução antes mesmo da cliente perceber que tem um problema!

Por fim, entendo meus clientes, escuto as pessoas para entender a melhor maneira de conhecer quais são suas maiores dores. É muito mais sobre o que elas precisam do que sobre o que o profissional deseja fazer.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre os meus segredos para organizar uma casa de alto padrão, convido você para conhecer o meu NOVO CURSO, o Minha Casa Organizada!

Nele você conseguirá aplicar todas as técnicas de organização residencial que eu utilizo nas minhas clientes. Já imaginou a sua casa organizada, parecendo que uma personal organizer passou por aí? Clique aqui para conhecer.


bottom of page