top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

Papéis que envolvem sentimentos: como guardar e organizar?

Não acumule seus papéis que envolvem sentimentos. Aprenda como organizá-los para conseguir guardar para sempre!



As mulheres em especial, principalmente as mães, adoram armazenar papéis que envolvem sentimentos, como desenho dos filhos, fotos da família, uma cartinha do marido na época de namoro ou um cartão de natal especial que recebeu.


E um monte de outros papéis importantes que acabam ficando guardados numa caixa qualquer no meio de outras mil coisas, não é mesmo?


Então, resolvi trazer algumas ótimas ideias para que consiga organizar e guardar esses papéis cheios de significado, de sentimentos e tão importantes para você!


Separar os papéis

O primeiro passo para essa organização é você reunir todos esses papéis que envolvem sentimentos e em seguida separá-los por categoria ou até mesmo avaliar se faz realmente sentido ainda guardar esse papel, ou é melhor descartar.


Escolha um organizador

Existem várias opções de organizadores de papéis e documentos: caixas, pastas, maletas, fichários, gaveteiros e entre outros. O importante é você escolher o que melhor te atenderá.


Categorizar

Alguns organizadores, como as pastas, já acompanham espaços para preencher. Também é interessante investir em etiquetas, de preferência coloridas. Dessa forma, fica fácil identificar a categoria na hora que precisar desses papéis.


Documentos digitais

Talvez os documentos digitais sejam mais trabalhosos do que os físicos, por um simples motivo: eles são mais numerosos. Quantas fotos você tem na sua galeria? E vídeos? Aposto que são muitos!


Primeiro analise o que você possui, para ver quantas pastas precisarão ser criadas. A partir daí, você conseguirá estabelecer o seu critério de organização para guardar esses documentos que envolvem sentimentos.


Depois que você criar as pastas, comece a mover tudo que é importante para lá e não se esqueça de nomear cada categoria.


Limpe o organizador de papéis

Se você optou por guardar seus documentos e papéis que envolvem sentimentos em forma física, você deve revisar regularmente esses papéis e jogar fora o que talvez no momento não seja mais tão importante, necessário ou não faça mais sentido.


No final de cada ano, pegue sua lixeira e revise tudo, mantendo apenas o que você deseja mover para uma caixa de memória de longo prazo. Manter esse hábito ajuda a evitar que seu organizador fique muito cheio.


Desenhos das crianças

Certamente os desenhos dos filhos são papéis que envolvem sentimentos a toda mamãe! Por isso, quando eles chegarem em casa, exiba-os temporariamente como se fosse em uma galeria por pelo menos uma semana.


Vá trocando conforme for chegando mais desenhos até chegar a hora de ir para reciclagem ou, por ser algo especial para as crianças ou para os pais, merece ir para o organizador escolhido das memórias especiais para ficar guardando a longo prazo.


Local adequado para o organizador de papéis

Quando escolher o organizador para guardar seus papéis, você deve selecionar um local adequado para ele. É ideal mantê-lo em um lugar arejado e de fácil acesso para toda a família.


Por exemplo, se você optar por um fichário de família como organizador, dependendo do tipo de papel, pode deixar em um balcão na cozinha, na sala de estar ou no quarto.


Por fim, uma vez que você consiga organizar e guardar esses papéis que envolvem sentimentos, você cria um sistema tão organizado e integrado que terá uma casa livre de bagunça, acúmulo de papel e ficará livre de estresse.


Como bônus, em vez de lidar com o caos você poderá se conectar apenas com as boas lembranças e os melhores sentimentos que esses papéis envolvem!


Quer aprender a organizar a casa e todos os cômodos. Convido para conhecer o meu curso MINHA CASA ORGANIZADA.





bottom of page