top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

Como envolver a família na organização da casa?

Nós mulheres, mais do que ninguém, sabemos como é desgastante e complicado ter a responsabilidade da organização e limpeza de uma casa, focada em uma pessoa só. Por isso, é extremamente importante envolver a família na organização da casa, onde todos devem participar e se ajudar.

Foto: Getty Images


Mas, como envolver toda a família na organização da casa, sem impor, sem criar uma verdadeira guerra? Não tem ideia como e por onde começar? Não se preocupe, eu vou te ajudar com algumas dicas:


Reunião em Família: é a hora do primeiro passo


Reúna toda a família e explique que a bagunça e a falta de organização estão atrapalhando a rotina e a vida de todos. E que para mudar essa situação, todos precisam participar da organização da casa.


Mostre os benefícios que vocês terão se todos contribuírem. Foque na praticidade e qualidade de vida que a organização trará no dia a dia a toda a família.


Um passo de cada vez: envolva a família na organização da casa aos poucos


Não é fácil estabelecer uma rotina organizada, e para conseguir envolver a família na organização da casa, é preciso ir com calma, aos poucos:


  • Liste as tarefas que precisam ser feitas;

  • Distribua-as, focando no que cada um mais gosta de fazer;

  • Alterne as tarefas, em forma de rodízio, ou até mesmo troque, se alguém não gostar ou não se adaptar;

  • A divisão das tarefas também pode ser feita por sorteio;


O importante é que cada membro da família faça uma tarefa, cada um fazendo um pouco, e fazendo o que gosta. E no final, não sobrecarrega ninguém.


Não estabeleça a organização para um dia só


Estabeleça com sua família, fazerem um pouco por dia, da lista de tarefas que precisam ser feitas. Seria interessante estabelecer uma lista de tarefas de organização diárias e outra de tarefas de organização mensais, para não ficar cansativo e ser mais leve para envolver toda a família na rotina da organização da casa, sem reclamações ou desistências.


Faça um cronograma diário


Organização no ato - estabeleça com sua família algumas rotinas diárias que irão facilitar muito a organização da casa.

  • Sujou - lavou

  • Tirou do lugar - coloque de volta na sua casinha


Esses tipos de tarefas simples, são ótimas para não acumular e sobrecarregar o fim de semana ou final do mês.


  • Crie hábitos diários - estudos comprovam que tudo que nós praticamos repetidamente por 20 a 30 dias, torna-se hábito. Então, estabeleçam rotinas diárias, como por exemplo, arrumar a cama assim que acordarem, lavarem a louça logo após o jantar. E logo, tudo isso vai virar um hábito normal de toda a família, sem nenhum esforço.


  • Categorize - estabeleça lugares específicos, cada coisa tem que ter o seu lugar para que tudo fique arrumado de forma organizada, por cômodo, espaço, caixas, prateleiras. Categorizar irá ajudar muito e facilitará a vida da família na organização da casa.


  • Introduza as crianças em pequenas tarefas


Muitas famílias acabam deixando as crianças fora da rotina de organização e limpeza da casa, por acharem que as tarefas serão prejudicadas, mal feitas ou temem algum perigo. Porém, é muito importante envolver as crianças em pequenas tarefas para que ela já crie o hábito da organização.


Mas, claro, respeitando a faixa etária da criança e suas aptidões. Comece a envolver a criança nas tarefas que os adultos estiverem executando, depois a deixe cumprir sozinha pequenas tarefas, fáceis e seguras, como: guardar seus brinquedos, retirar um lixo, arrumar a cama, regar as plantas, dar comida ao cachorro.


Com certeza esse processo será fundamental para envolver toda a família na organização da casa, e para a criança aprender a ser mais cuidadosa e valorizar um ambiente organizado e limpo.


  • Elogie, estimule a participação da família nas tarefas da organização

Procure sempre elogiar as pequenas tarefas diárias de organização concluídas, mesmo que elas não tenham sido realizadas perfeitamente, o importante é o reforço positivo, e o reconhecimento. E por que não, também agradecer? Sim, agradeça!


Esses pequenos gestos com certeza farão toda a diferença em envolver mais e mais a sua família na organização da casa. E com o tempo você verá que os elogios e agradecimentos não serão mais necessários, pois as tarefas, se tornarão hábitos familiares.


Sem nenhum mérito especial, será apenas um simples dever de quem divide e convive no mesmo ambiente. Tenha paciência e não desista!


  • Por que envolver a família na organização da casa?


Porque a organização da casa é assunto de família sim! Essa tarefa não pode ficar na responsabilidade de apenas uma pessoa da família, isso seria muito injusto, não é mesmo? Afinal, todos vivem e desfrutam do mesmo ambiente.


Nada mais justo do que dividir as tarefas diárias e a organização da casa, mesmo sabendo que cuidar da casa exige tempo e dedicação. Porém, se as tarefas forem organizadas e divididas de forma justa, não sobrecarrega ninguém, otimiza o tempo de todos e sobra mais tempo para o lazer.


Quando as tarefas se tornarem hábitos e os benefícios começarem a aparecer, vocês se perguntarão porque não fizeram isso antes. Uma casa organizada, impacta realmente a vida das pessoas: otimiza tempo, proporciona bem estar físico e mental, diminui o estresse e traz praticidade para o dia a dia de toda a família.


Depois de todas essas dicas e ler tantos benefícios, será que eu consegui motivar você e sua família a ter uma casa mais organizada? Acredite, no fim, a sensação será de paz e de viver com mais qualidade de vida!

bottom of page