top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

4 Passos para criar o hábito da organização

Não é todo mundo que gosta de ouvir e falar sobre organização, por isso, se você é essa pessoa, quero te convidar a refletir na importância de se criar o hábito da organização para sua vida hoje. Organização não é frescura, é muito mais que um método, é um estilo de vida!




E não é da noite para o dia que se tem uma vida organizada. É preciso foco, planejamento e consistência. Ninguém nasce com o dom da organização, organização se torna um hábito ao praticarmos um método.


O que significa ser uma pessoa organizada?

Ser uma pessoa organizada, significa que você terá maior probabilidade de chegar ao trabalho a tempo, priorizar suas tarefas com eficiência e buscar soluções para os problemas, antes mesmo de se tornarem problemas! Criar o hábito da organização, só te trarão benefícios.


Como começar uma vida organizada?

  • Identifique suas principais dificuldades.

  • Quais são os seus principais desafios.

  • Seus pontos fracos e fortes.

  • Quais áreas são prioridades e precisam de mais atenção no momento.

  • Crie metas que você consiga realizar.

  • Resolva todas as pendências acumuladas, antes de iniciar outras tarefas e objetivos.

Esses passos são cruciais para sua evolução na organização!


Arrumar é diferente de organizar

Sabe quando a gente coloca tudo de qualquer forma dentro de uma caixa ou gaveta para que a bagunça desapareça? Então, saiba que arrumar é diferente de organizar.

Organizar é definir um espaço lógico para cada coisa e poder encontrar o que procura com facilidade.

Organizar é planejar o espaço de forma que possa dar continuidade à unidade, harmonia e perfeita utilização. Por isso, é preciso ter critérios de organização para sair do loop da arrumação.

Como está sua organização? Reflita nisso!


Qual o objetivo principal da organização?

O objetivo principal da organização é dar funcionalidade para as pessoas, organizando a casa e a vida! Devemos usar nosso tempo com nossa família, em desenvolvimento pessoal, em lazer e não com “arrumação”.


4 Passos para você criar o hábito da organização

Tenha em mente que não é a falta de tempo que nos persegue, e sim a falta de organização. Então siga esse passo a passo básico, que vai ajudar você a simplificar a sua vida e criar o hábito da organização:


  1. Não deixe suas pendências e tarefas acumularem e se sobrecarregarem.

  2. Não espere a motivação aparecer para você iniciar alguma tarefa.

  3. Não deixe para fazer as coisas em cima da hora e querer dar conta de tudo.

  4. Não deixe de se planejar por achar que não é importante se programar para algo.


Criar uma rotina de hábitos de organização bem planejada te dará segurança e praticidade.


“Loop do hábito”

Durante o nosso dia a dia criamos hábitos que fazemos em modo automático, não é mesmo? Criei um modelinho de "loop do hábito" da organização do autor do livro:

"O poder do hábito". Tudo começa com a deixa, que é o estímulo que você vai mandar para o cérebro para fazer determinada ação e começar a tornar rotineira entrando em modo automático, virando assim a Rotina.


Logo após, vem a recompensa, que é o estímulo para o cérebro memorizar aquela rotina e a tornar automática. Pensando no "Loop da Organização", com o objetivo de tornar-se uma pessoa mais organizada sem dores, e no "modo automático", você deve começar baixando materiais que te ajudarão nessas atividades, como:


CHECK LISTS de organização - assistir vídeos com dicas diárias para entender melhor o que é a organização e como ela vai melhorar sua vida.

Isso é a sua deixa, pois quando você tiver os check lists impressos em determinados locais da sua casa, lembrará das dicas básicas para ser mais organizada e funcionará como uma sugestão. A rotina é aplicar e fazer esses check lists diários, por pelo menos uns minutos do seu dia.


A recompensa é a paz de espírito, felicidade e uma sensação boa de ver tudo organizado, e claro: ganhar tempo no seu dia por não ter mais problemas de desorganização.


Agora que você já sabe quais os passos a seguir para criar o hábito da organização para ter uma vida organizada, é hora de começar de fato a organização e o primeiro passo para fazer isso de forma simples, é começar!


Acredite... “organizar o que está fora, vai reorganizar o que está dentro”!

O que te impede de ter uma vida organizada? Se você esperar por condições perfeitas, nunca vai fazer nada. Vamos juntas?


Camila Cruz


bottom of page