• Camila Cruz

A chave para um relacionamento mais feliz pode ser uma casa organizada



Viver a dois, casar, construir família é muito bom, mas a rotina diária pode desgastar o relacionamento e aquela mágica que era no começo, desaparecer.


Sabendo disso, por que muitos casais deixam chegar a este ponto?


Bem, vocês sabem que eu vivo procurando assuntos legais para trazer para vocês e encontrei no site da HuffPost EUA uma pesquisa de 2016, que aponta que a ‘’discordância sobre as rotinas domésticas” é responsável pela separação de 30% dos entrevistados, ficando em terceiro lugar, atrás apenas do outro motivo, a “infidelidade” (40%) e (35%) “divergências de opinião”.


Um outro estudo do Pew Research Center do mesmo ano descobriu que mais da metade de todos os entrevistados casados (56%), disseram que compartilhar as tarefas domésticas era “muito importante” para ter um casamento feliz. A própria série da Netflix “Organizar com Marie Kondo”, aborda este assunto no primeiro episódio.


Um casal que são pais de dois filhos pequenos comentam que a maior fonte de manter o relacionamento, além do dinheiro, é manter a casa limpa e organizada. Eles acabam descobrindo que a desorganização causa frustração e sobrecarrega ambos, causando uma consequência terrível que é não dar o melhor de si para os filhos. A história é a que sempre comento em meus posts, após passarem pelo processo das técnicas de organização de uma personal organizer, o casal teve melhoras incríveis na qualidade de vida, no ganho de tempo e na diminuição do estresse com as rotinas da casa, e assim fortalecem o relacionamento.


“A realidade é que, manter uma casa organizada é uma luta entre os casais.”

O casal pode ter tudo de mais saudável que uma relação precisa, como: sair com os amigos, fazer viagens, ter uma família unida, uma boa renda familiar, porém, definitivamente as rotinas da casa causam muitas brigas e desgastes que resultam até em separação, como vimos na pesquisa no início desta matéria.


Manter uma casa organizada e arrumada pode parecer muito difícil, mas se você começou a despertar para este assunto e está lendo esse texto, está no caminho de conquistar todos os benefícios que a organização trará para a vida da sua família.


Em alguns relacionamentos, ambos concordam que desejam se organizar, mas simplesmente não conseguem encontrar tempo ou uma forma para fazer isso acontecer. Outros casais são o oposto um do outro, um é o rolo compressor da desorganização e a outra parte se desgasta por tentar deixar tudo organizado.


A organização pode parecer ter baixa prioridade, mas não é bem assim…


A desorganização causa diversas sensações que impactam no clima da casa. Estar cansada, oprimida, ansiosa e culpada por não conseguir manter a casa arrumada, e o pior, nunca encontrar o que se quer, ocasionam em aumento de tensões entre parceiros e brigas. Além disso, você se atrasa para encontros, reuniões, e a frustração se instala em seu interior.


O sentimento de derrota ao olhar uma casa desorganizada, e não saber por onde começar irá de fato impactar o casal.


O processo de mudança de pensamentos e de rotina não é de uma hora para a outra. Já escrevi várias matérias falando desses primeiros passos, como olhar para cada coisa que entra na sua casa, antes mesmo de entrar pela porta de entrada.

Leia também: 7 coisas que você não deve deixar passar pela porta do seu quarto

Primeiramente, é necessário que alguém traga as ideias para dentro da rotina da família. Começar com o check list pode ser uma boa maneira de implementar as técnicas de organização em sua casa.


Saber o que está faltando na sua despensa, por exemplo, vai empolgar a todos participarem, pois quando perceberem que é só olhar o Inventário de Despensa e riscar na lista de supermercado o que precisa ser comprado, perceberão quanto tempo perdiam.


Os documentos poderão ser encontrados facilmente com o Check List de Documentos em mãos. Você saberá o tempo de armazenamento de cada um, e evitará que pilhas de papéis sejam formadas durante os meses.


E como fazer com que toda a família participe dessa transação? Fazendo-os participarem dando tarefas diárias e semanais, que também são separadas em check list.


E-BOOK- 10 CHECK LIST MAIS UTILIZADOS NA ORGANIZAÇÃO


A sensação de ganho de tempo e de diversão que esse primeiro passo trará, vai mudar o pensamento de todos na casa. Todos começarão a perceber a diferença na harmonia. E quem não quer isso? Ter tudo sob controle?


Estreitar o laço de amor do casal é o mais importante.


Vamos praticar?