top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

Criar o hábito de manter a casa organizada é possível (com a ajuda da neurociência!)

Uma casa bem organizada fica mais bonita. Ela pode até ser simples, mas acaba ganhando um charme especial. Afinal, quem não gosta de um ambiente limpo e organizado? Simplesmente adoro e procuro sempre deixar a minha casa impecável. E você, como faz com a sua?



Todavia, muitas pessoas acreditam que para deixar a casa organizada é necessário dedicar grande parte do seu dia ou ainda se tornar alguém que “tem mania de limpeza” (no sentido exagerado do termo”).


E se eu te disser que não é bem por aí e que você pode manter a sua casa organizada e linda e ainda realizar diversas tarefas e que não precisa se tornar uma pessoa neurótica com limpeza?


Então, foi pensando nessas importantes questões que resolvi compartilhar contigo, através deste artigo, algumas considerações, e se ficar comigo até o final vou te apresentar uma dica exclusiva para criar e manter o hábito de organizar a sua casa de forma natural.


Casa organizada é sinônimo de... Bem-estar!


Me diga uma coisa: Quando você entra em um lugar que está limpo e organizado se sente bem? Creio que sua resposta seja sim. E quando você entra em um lugar sujo e bagunçado? Provavelmente se sente incomodada e com vontade de sair o mais rápido possível, não é mesmo?


Saiba que essas sensações são verdadeiras, pois nosso cérebro capta imediatamente e já “avisa” ao organismo que responde com as sensações e sentimentos correspondentes.

Por isso, nada melhor e mais recomendável do que ter uma casa limpa e organizada, uma vez que aumentará o desejo das pessoas de permanecerem nela por mais tempo.


Diga-me como é a organização da tua casa que te direi como és

Parece mais uma brincadeira com um trocadilho famoso, mas (in)felizmente é bastante verdadeiro. A organização de uma casa – ou sua ausência – diz muito sobre você.

Por exemplo, se preserva a casa limpa e organizada é porque mantém – ou ao menos procura – a sua vida como um todo da mesma forma.

Já, por outro lado, se a sua casa é suja e bagunçada, logo sua vida não é muito diferente. Em outras palavras, a organização de uma casa está intimamente ligada ao controle pessoal que você tem ou não sobre sua vida. Não se esqueça disso, pois é muito importante!


Organize-se e crie hábitos


A neurociência é um dos campos de conhecimento mais fantásticos, pois nos permite compreender uma série de coisas.


Para se ter ideia e de uma forma bem simples, quando você precisa realizar alguma tarefa importante do seu trabalho, tomar alguma decisão com certa urgência ou se sente bloqueado energicamente, o que se pode fazer para melhorar essas situações?


É só organizar o seu espaço. A partir do momento que se coloca “os objetos em seus devidos lugares” e deixa o ambiente limpo, automaticamente esse efeito é provocado no seu cérebro que sofrerá “uma verdadeira faxina” e seus pensamentos se tornarão mais claros, fluídos e com aquela dose extra de criatividade. Se você não acredita ou ficou surpresa, teste e depois me conte!


Crie bons hábitos


De acordo com o psicólogo norte-americano, Jeremy Dean, em sua obra “Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don't, and How to Make Any Change Stick” precisamos de apenas 21 dias para criar um hábito. E o que ele fala está perfeitamente de acordo com a neurociência, que já observou que a repetição realizada durante este período faz com que uma pessoa crie um hábito.


Desta forma, se você sempre desejou ter uma casa organizada e limpa, não precisar fazer faxina todo dia, pode começar a recolocar as coisas em seus devidos lugares quando elas forem tiradas.


Assim como dirigir, o processo se torna automático e após os 21 dias você fará sem perceber, pois o seu cérebro registrou e passou todos os dados para o seu inconsciente.


Tenho uma surpresa para você


Infelizmente essa matéria já está chegando ao fim, mas se deseja compreender como esse processo funciona na sua mente e como se tornar uma pessoa organizada em apenas 21 dias, me responda neste post e fique de olho nos próximos artigos que publicarei.


Beijos e até mais!


Camila Cruz Organizer


bottom of page