• Camila Cruz

Nichos da carreira de Personal Organizer



Como qualquer outra profissão, a carreira da organização pode seguir muitos rumos ao longo da caminhada, que acabam levando para os nichos da carreira de Personal Organizer. Mas, há também aqueles profissionais destemidos, que preferem já iniciar na carreira por uma rota específica, diferente.


Porque falamos em nichos da carreira de Personal Organizer?


Por que a organização vai além de armários e closets, por isso chamamos de nichos (especialidades), e você atuando como Personal Organizer, pode focar o seu trabalho em apenas um dos nichos. Ser especialista no mercado.

Quando falamos no ramo da organização, especificamente atuando como Personal Organizer, sempre teremos aquelas profissionais que amam organizar um closet, enquanto outras acabam descobrindo que não gostam de tal tarefa. Porém, para todas existe um leque de maravilhosas opções a serem exploradas, que você pode se identificar, se apaixonar e escolher para se especializar e atuar.

Outra possibilidade é oferecer o seu trabalho em mais de um nicho, escolhendo aqueles que estejam mais de acordo com suas especializações, preferências, e claro, de acordo com a demanda do mercado que você atua.


Vamos conhecer algumas dessas opções de nichos na carreira de Personal organizer?


  • Baby Organizer

Esse especialista da organização nesse nicho de baby organizer, tem o intuito de atuar durante a gestação, com serviços voltados ao bebê e a futura mamãe. É trabalhar na organização desde o início da gestação até o pós parto. Esse nicho da carreira de Personal Organizer torna-se essencial nessa fase da mulher.


Contratando uma Baby Organizer diminui-se muito as tarefas, o estresse da mamãe para a chegada do bebê, ajudando a gestante a aproveitar mais essa fase tão especial da vida de uma mulher. Essa profissional especializada assume o controle de tudo aquilo que iria trazer mais tensão e cansaço para a nova mamãe, como : a organização de todo o quarto do bebê, documentos, enxoval, chá de bebê, chá revelação, entre outros.


A especialização nesse nicho de Baby Organizer, vem ganhando muito espaço na vida da mulher moderna que atualmente vem se desenvolvendo, e possuindo diversas responsabilidades. Esse nicho é bem promissor e quem tiver bem especializado com certeza irá garantir sua vaga no mercado!



  • Personal Organizer do nicho de Mudanças residenciais

As mudanças residenciais podem ser bem cansativas e desgastantes, para quem não tem experiência nesse assunto. A organização de todos os objetos, móveis e pertences, bem como o embalamento deles e o transporte pode ser realizada de forma prática, eficiente e sem estresses, quando se tem uma Personal Organizer especializada no nicho de mudanças residenciais à frente deste trabalho.

A especialista no nicho pode prestar serviços de planejamento antes e depois da mudança, fazendo uma avaliação na antiga moradia para ter noção da quantidade de móveis e pertences que estão na casa, para orientar o cliente de como eles poderão ser organizados na nova residência.

Quando a pessoa está de mudança e escolhe realizar esta tarefa com uma transportadora e contratação de uma Personal Organizer especializada, será um grande passo para o sucesso.

O profissional da organização saberá categorizar os itens em caixa, vai embalar corretamente os objetos, ficará responsável por contratar os profissionais para desmontar e montar os móveis, instalar itens como suporte para TV, etc.

A personal organizer pensa nos detalhes de toda a mudança, para que o cliente possa ter satisfação de curtir esse momento com tranquilidade com toda a família, evitando qualquer tipo de estresse e possíveis prejuízos.



  • Personal Organizer do nicho de Closets

Para algumas mulheres, o closet é o espaço preferido da casa. Mas, com a correria do dia a dia, manter esse espaço organizado pode ser uma tarefa bem difícil. Por isso, uma Personal Organizer especializada em Closets, pode ajudar muito na hora de cuidar deste local tão importante.

Com o intuito de praticidade, a profissional da organização trabalha para melhorar o layout de closet, organizando e categorizando os itens, facilitando muito a rotina das pessoas que não tem muito tempo para gastar, arrumando seu closet, ou para quem não gosta de realizar essa tarefa de organizar, ela é uma grande aliada na hora de organizar o layout do closet, proporcionando um armário organizado, funcional, prático e esteticamente bonito.

O personal organizer tem que trabalhar de maneira personalizada levando em consideração o perfil de cada cliente. Por isso, a primeira coisa a se fazer, antes de mover ou mudar qualquer coisa é conhecer a realidade de cada cliente, observando todos os fatores como por exemplo, espaço, quantidade de roupas, sapatos, acessórios, entre outros.



  • Personal Organizer do nicho de Treinamento de funcionárias domésticas

Um dos nichos da carreira de Personal Organizer é o treinamento de funcionárias domésticas. Ele tem como objetivo atualizar os conhecimentos de uma rotina doméstica e elevar a motivação desses profissionais, no trabalho que desenvolvem na residência dos seus clientes.

Devido ao tempo que o Personal Organizer faz o seu trabalho organizando residências, convivendo na casa dos seus clientes por dias ou até semanas, ele percebe que eles precisam de ajuda para orientar suas funcionárias domésticas, nas mais diversas áreas dos afazeres domésticos, seja por falta de tempo ou por não dominar o assunto.

Por isso, diante desta realidade se faz necessário a atuação de um serviço especializado em treinar as funcionárias domésticas, com programa específico para ensiná-las a trabalhar de maneira mais produtiva e organizada.

O objetivo desse treinamento é a troca de conhecimentos, de acordo com as necessidades observadas, especificando um programa personalizado por etapas:


  • Rotina doméstica

  • Métodos de limpeza

  • Etiqueta de comportamento

  • Lavanderia e Passadoria

  • Higienização de alimentos

  • Consultoria de Organização



  • Personal Organizer do nicho de Organizer para recém casados

Todos sabemos as preocupações que um casamento traz, como a festa e a viagem, por isso, é bem possível que a última coisa com a qual os noivos vão ou querem se preocupar, será com a organização do novo lar. Foi pensando exatamente nisso que, este outro nicho da carreira de personal organizer foi criado: o serviço de organização para recém-casados foi criado.


Para logo quando o casal chegar no novo lar após a viagem, encontre tudo bem organizado e com uma rotina preparada para recebê-los. Sem preocupações ou dor de cabeça. Porque todo o serviço de organização para recém-casados, realizado por uma personal organizer, será o responsável por auxiliar em tudo na montagem da nova residência dos noivos, organizando até os presentes, as roupas e os móveis.


De modo mais específico, o serviço consiste em:


  • Verificar os presentes, se existem repetidos que precisam ser trocados, quais ficaram fora da lista e os noivos necessitam, e terão que ser comprados;

  • Preparar o envio de cartões de agradecimento pelos presentes aos convidados;

  • Organizar os presentes em seus devidos lugares na casa;

  • Organizar as roupas em armários e closet´s, móveis e outros itens;

  • Desenvolver uma rotina de organização para a casa e depois orientar o casal;

  • Fazer as primeiras compras da casa, dos produtos necessários no mercado;

  • Organizar esses produtos na geladeira, nos armários e despensa.


Com tudo isso feito de forma organizada o casal chegará ao novo lar, após a lua de mel, sem preocupações com a casa, podendo entrar na nova rotina, criada pela personal organizer de forma personalizada e adaptada ao estilo de vida de cada um. O objetivo é facilitar a vida dos dois, já que ambos precisam se adaptar à nova rotina e ao ambiente.



  • Personal Organizer do nicho de Organização de empresas e escritórios

Além de trabalhar com pessoas físicas, a Personal Organizer também pode ajudar atuando no nicho da organização de empresas e escritórios, planejando ambientes profissionais mais agradáveis e funcionais.


Antes de organizar, o profissional deve fazer uma avaliação da rotina e do ambiente, identificando o problema para criar o espaço profissional ideal que aumente, inclusive, o desempenho dos colaboradores e de todos que trabalham no local.


O que compreende o serviço de organização de empresas e escritórios?

  • Organização de espaços da empresa ou escritório;

  • Organização de mesas e workstation;

  • Organização de arquivos;

  • Organização de gavetas;

  • Organização de armários

  • Organização de fichários

  • Organização de estantes;

  • Organização de prateleiras;

  • Organização de qualquer área, local ou ambiente que precise de organização para ficar funcional e facilite o dia dia e desenvolvimento do ambiente profissional.



  • Organização de Home Office

Hoje em dia, principalmente pela situação atual que enfrentamos por conta da pandemia, está sendo muito comum as pessoas estarem deixando o escritório tradicional para trabalhar de Home Office. E também é importante contar com um profissional da organização especializado neste nicho para auxiliar a deixar a casa do cliente um espaço produtivo e bonito.


Veja só o que este nicho na carreira de personal organizer pode auxiliar:

  • Escolhendo o espaço ideal para a estação de trabalho;

  • Ajudando na decoração, dando funcionalidade;

  • Escolhendo os móveis certos;

  • Personalizando o ambiente de acordo com o gosto do cliente;

  • Se for possível, desenvolver um espaço para relaxamento.



  • Personal Organizer do nicho de Organização Pós Luto

Imagina, perder alguém que amamos não é fácil. Ter que organizar os bens pessoais da pessoa que partiu é doloroso, mas pode ser feito com o apoio de profissionais da organização dedicados ao nicho dos enlutados.


O objetivo é dar destino aos pertences do falecido, como roupas, acessórios, documentos pessoais, tudo que for necessário. Inclusive, apoiando e orientando os familiares no que for preciso neste momento tão delicado.



  • Organização de Cozinhas e Despensas

A correria do dia a dia, a pressa em encontrar o que precisa, várias pessoas lidando com o mesmo ambiente, fazem com que o sonho da cozinha e despensa organizada fique apenas no mundo das idéias.

Acredito que toda dona de casa tem um pensamento recorrente em sua cabeça e provavelmente deve ser: Como manter a cozinha e a despensa organizada? Com a ajuda de uma Personal Organizer esse sonho pode virar realidade, a partir de um planejamento especializado simples de 4 passos:

  1. Ter uma despensa para cada coisa;

  2. Separar os itens por utilização;

  3. Dividir os alimentos em categorias, setoriza-los;

  4. Manter uma frequência de limpeza.



E então, gostou de conhecer um pouco os nichos da Carreira de Personal Organizer? Como você pode ler, existe um mundo de possibilidades para renovar sua carreira de Personal Organizer. Não há vergonha de ser generalista e organizar tudo e qualquer coisa. No entanto, há algo a ser dito sobre fazer algo que você ama, algo em que você é realmente bom e algo que nem todo mundo é capaz de fazer ou deseja fazer.

Na indústria de organização, ser um especialista é uma coisa boa.



Você já pensou em se tornar um especialista em alguns desses nichos da carreira de Personal Organizer? Se a resposta for sim, você não pode perder o Curso Profissão Organizer , um curso completo, para você se especializar na Carreira de Personal Organizer!