top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

10 dicas para manter a casa organizada

Manter a casa organizada parece ser uma tarefa muito difícil? Calma! Veja 10 dicas para reformular e otimizar os espaços da sua casa.


Foto: Camila Cruz Organizer - Proibido reprodução

Manter a casa organizada parece uma tarefa difícil, mas com algumas dicas você vai perceber o quão fácil e prazeroso é conquistar todos os benefícios que isso trará para você e para a vida da sua família!


Confira 10 dicas rápidas para organizar, manter e melhorar o equilíbrio da sua casa.

  1. Desapegue e descarte: comece um cômodo por vez e descarte tudo o que você não usa mais. Um bom critério para utilizar nesse momento de desapegar é lembrar da última vez que utilizou. Tem mais de 6 meses? Então, repense se vale a pena manter aquele objeto ali. Comece devagar por etapas e não desanime!

  2. Divisão de tarefas: envolva a família na organização para conseguir manter a casa organizada. Nunca designe muitas tarefas para uma pessoa só. Faça um checklist de divisão de tarefas para todos os moradores da casa, ter um cronograma facilita muito a organização e todos podem participar, até mesmo as crianças.

  3. Gavetas e armário da cozinha: guarde os talheres de forma funcional, categorizando por tipo, como: colheres, garfos, facas e assim por diante. E dê preferência de fácil acesso aos de uso rotineiro. Para os armários, comece jogando fora os alimentos que estiverem vencidos, pratos e utensílios que não usa mais. Limpe tudo e separe o que mais utiliza com frequência na sua rotina. Assim, organizando por ordem de utilização facilita seu dia a dia e ajuda a manter a organização da cozinha.

  4. Separar as roupas por estações: o inverno chegou e as roupas mais grossas são mais utilizadas. Blusas de lã, jaquetas, casacos e moletons. Por isso, tire as roupas mais leves de vista ou guarde-as onde estavam as roupas de frio. Deixe as roupas da estação com fácil acesso e aproveite para doar ou descartar as roupas que você não usa mais.

  5. Sala de estar: nessa época do ano o programa preferido da grande parte das famílias é ficar no sofá assistindo Netflix e comendo pipoca. Dessa forma, nada mais justo que deixar esse ambiente da casa mais confortável e organizado. Para isso, deixe uma manta guardada em uma caixa ou cesto na sala e não deixe nada em cima dos sofás a não ser a almofada do sofá ou poltrona. Não traga nada de cobertores e travesseiros do seu quarto. O ideal para manter a casa organizada é montar uma "caixinha" e ter um organizador para guardar os controles da TV, para não deixá-los jogados pela casa.

  6. Não acumular roupas para lavar: adote o hábito de lavar as roupas em dias ímpares. Terça e sexta são ótimos dias! Alterne entre início e final de semana. Tem costume de fazer isso aos domingos? Mude, organize e sinta o prazer em ver a harmonia do seu varal. A tecnologia ajuda muito nos dias mais frios e de chuva, uma secadora automática é um ótimo recurso para investir e ter na sua casa.

  7. Banheiro: muitas vezes o banheiro é uma parte esquecida da casa, mas que organizado vira cantinho bem agradável. Deixe uma bandeja com os produtos de uso diário do lado da pia, separe uma para cada integrante da casa que utiliza o banheiro, se possível. Use e abuse de organizadores. Compre caixas com divisórias para seus produtos, escovas de cabelo, porta-cotonetes e cremes. Coloque um cesto para as roupas sujas e não deixe nada pelo chão. Organize o box e procure manter cada coisa em seu lugar.

  8. Lavanderia: mesmo a lavanderia não sendo muitas vezes um ambiente muito frequentado pela família, é um ambiente que precisa estar em ordem. Apostar em cabideiros, prateleiras e cestinhos organizadores irá facilitar muito. Reserve um espaço para a tábua de passar roupas. Uma boa dica é aquelas mesas dobráveis onde você pode guardar em um cantinho depois que usar, assim não ocupa muito espaço e não prejudica a circulação. Decore a lavanderia, mas cuidado com excessos e deixe-a em um ambiente harmonioso!

  9. Cantinho Pet: Se você tem um animalzinho de estimação, não pode deixar essa dica passar! Tenha um cantinho organizado para seu pet, ele também merece. Crie um espaço onde ele possa ter sua cama e seus potes de ração e água. Reserve um armário para guardar os itens do seu pet, como os tapetes higiênicos, ração e produtos de limpeza específicos para o cantinho dele. Isso é uma ótima opção! Além de manter tudo organizado, você mantém a higiene.

  10. Porta de entrada: O externo da sua casa que é a porta de entrada também deve estar sempre organizada! Tenha um cantinho ou uma sapateira para você deixar os sapatos sujos e tenha outro com os pares limpos. Separe também um paninho com produto para fazer a higienização desses sapatos. Uma decoração na porta não faz mal a ninguém, mas nunca em excesso. O menos sempre é mais! E caso você tenha um jardim, mantenha ele cuidado, com flores e a grama sempre cortada.


Agora que você já sabe que manter a casa organizada, sempre bonita e aconchegante dará mais ânimo, quero fazer um convite pra você!

Eu construí um passo a passo completo para você conseguir aplicar na sua casa e começar a ganhar mais tempo para cuidar de si mesma, de sua família e filhos e nunca mais sofrer com trabalho doméstico em excesso! É um caminho para organizar a casa que é comprovado por celebridades e milhares de alunas que está agora disponível para você.



Se interessou e quer saber mais, em breve você terá acesso ao curso MINHA CASA ORGANIZADA! Até lá, se cadastre para receber notificações.
bottom of page