top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

Cozinha desorganizada e descontrole com a comida

Uma cozinha desorganizada pode levar ao desequilíbrio emocional causando o descontrole com a comida. Entenda como isso ocorre.


Com todos os compromissos que temos na vida adulta, uma cozinha desorganizada pode interferir diretamente na saúde mental das pessoas que vivem ali.


Exatamente isso que você está lendo. A organização não se trata só de objetos em seus respectivos lugares. Especialistas explicam que a desorganização externa influencia diretamente no nosso equilíbrio mental, afetando a nossa saúde.


Uma publicação científica de Ambiente e Comportamento da Universidade de New South Wales, na Austrália, indicou que uma cozinha desorganizada levou as pessoas ao descontrole com a comida, passaram a comer muito mais, evidenciando total desequilíbrio emocional.


Cozinha desorganizada causa desequilíbrio emocional


O desequilíbrio emocional pela falta de organização, como de uma cozinha bagunçada, pode gerar descuidos com a própria imagem, incluindo a alimentação.


Emocionalmente falando, pode acontecer aquela compulsão pela comida para se sentir melhor, igual quando aquela pessoa compra algo, não usa e acumula.


Isso pode se tornar mais grave e chegar a abalar a sua saúde física e mental.


Geralmente, esse desequilíbrio emocional começa de forma leve e quando não identificado no início, tende a gerar diversas outras compulsões.


“Um ambiente organizado não só gera uma maior capacidade de organização mental, mas de saúde e equilíbrio emocional”, diz a psicóloga Milena Careta.


Como a mente funciona em ambientes desorganizados?


Um outro estudo sobre Ambiente e Comportamento traz dados importantes de como a mente funciona em ambientes desorganizados e o impacto que isso causa no comportamento alimentar.


Para essa pesquisa, separaram aleatoriamente algumas pessoas em grupos de 1 a 3 indivíduos para “2 cozinhas de laboratório”.


Uma cozinha limpa e organizada e outra extremamente bagunçada foram organizadas para que eles, nesses ambientes, respondessem a um questionário qualquer e realizassem algumas tarefas.


Logo após, foram deixados sozinhos por 10 minutos para provar e avaliar alguns alimentos (por exemplo, doce, salgado, saudável e não saudável).


Porém, foram informados: “Sinta-se à vontade para comer o quanto quiser porque temos toneladas desse alimento.” E adivinha qual foi o resultado deste “teste”?


As pessoas que estavam na cozinha desorganizada comeram muito mais e de forma excessiva os alimentos oferecidos, principalmente os mais calóricos, como os doces.

Enquanto os que estavam na cozinha organizada comeram de forma moderada e optaram pelos alimentos mais saudáveis.


O resultado desses estudos deixa claro como a nossa mente pode ser afetada diretamente ao tipo de ambiente que estamos vivendo.


Evidenciando que, quando estamos em ambientes desorganizados, pode ser um fator de risco para escolhas nem sempre saudáveis, principalmente no que diz respeito à alimentação.


Agora que você leu tudo isso, pergunte-se: como está a minha cozinha? Uma cozinha organizada ou uma cozinha desorganizada?


Não se preocupe com a resposta, eu tenho uma solução pra você!

Pensando neste momento, eu preparei o DESAFIO 21 DIAS. Nele, também temos o momento da organização da cozinha. Ele foi feito para pessoas que sofrem com a bagunça de seus lares e querem uma rotina doméstica mais otimizada. Você aprende técnicas de organização para uma rotina doméstica mais eficaz, de uma vez por todas.


O DESAFIO 21 DIAS foi criado para que você possa organizar a rotina da sua casa através de métodos validados, tarefas e práticas diárias para tornar os cômodos da casa mais organizados e funcionais.


E depois de ter contado tudo isso para você, além da cozinha organizada, você terá melhores hábitos alimentares.


Saiba mais sobre o DESAFIO 21 clicando aqui.


bottom of page