top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

Espaços desorganizados: reflexo de sua mente

Você já ouviu aquela famosa frase “Se você está sentindo que sua vida está bagunçada comece arrumando suas gavetas”? Pode parecer estranho, mas saiba que essa frase faz muito sentido. Você vai descobrir até o final deste post.


Nosso mundo externo é reflexo da nossa mente, do nosso mundo interno. Então, se estamos desorganizados internamente é possível que o externo também esteja.


Ao entrarmos em um local, os nossos olhos captam a energia que ali está, se o local está revolto, nossa mente também ficará confusa, consequentemente nossos sentidos ficarão inertes, sem forças para a tomada de ações.


Organizar os espaços desorganizados do nosso ambiente não irá resolver nosso problema interno, mas pode nos ajudar a organizar melhor as ideias para isso. Porém é importante lembrar que cada pessoa é única, assim como a sua bagunça. O sinal de alerta é quando essa desorganização difere do habitual.


Como perceber que os espaços desorganizados estão desarmonizando nossa mente?


Quando nossos ambientes externo e interno estão desorganizados além do que é habitual, geralmente as pessoas ao nosso redor costumam nos dar pistas de que algo não vai bem. Por exemplo, no trabalho seu líder pode se queixar de que você se atrasa com frequência em compromissos profissionais, ou que você não cumpre nenhum dos prazos determinados.


Em outra situação, você precisa preparar uma mala para viagem e não encontra seu passaporte, não consegue organizar em tempo hábil as roupas, calçados e produtos de higiene pessoal que levará. Alguns desses lapsos e desencontros são comuns e até sadios em nossas vidas, quem nunca confundiu a data ou horário de uma reunião, por exemplo?


No entanto, quando são sistemáticos e compreendem diferentes esferas de nossas vidas (família, relacionamentos, trabalho, rotina pessoal) e de forma geral, nos causa estresse e problemas emocionais, é sinal de que talvez precisemos parar para refletir e organizar os espaços desorganizados que estão afetando nossa vida.


Como começar a organizar os espaços desorganizados?

Aqui vão alguns passos para você começar, que eu aplico nas minhas clientes e ensino para as minhas alunas do Método Geração Personal Organizer.

  1. Descarte. Jogue fora tudo o que não te faz feliz ou que não tem um significado profundo.

  2. Guarde apenas aquilo que traz alegria às nossas vidas.

  3. Organize por categoria e ambiente. Organize o ambiente.

  4. Opte sempre por pendurar as roupas. Fica mais prático para enxergar o que você tem. Inclusive eu desenvolvo parcerias com arquitetas(os) para fazer um projeto pensado na organização.

  5. Não compre novos móveis para guardar coisas. Isso só deve ser feito se você não os tiver em casa. Caso contrário, os móveis que você já tem são suficientes. Geralmente quando as suas coisas não cabem é a hora do descarte.

  6. Use gabaritos de dobras. Eles otimizam MUITO o espaço e sua gaveta ficará muito mais organizada. Sabendo dobrar as roupas corretamente, todas ficarão organizadas por categoria e tamanhos de dobras iguais.



Quem já colocou em prática sabe o quanto sua vida é transformada. Minhas alunas e clientes podem afirmar isso.

A organização tem de funcionar a seu favor: proporcionar um aumento de tempo significativo que seja revertido em momentos felizes!!

Então, quando começar a organizar os espaços desorganizados, mesmo que seja um objeto de cada vez, uma roupa de cada vez, esses pequenos passos te levarão a um caminho de reencontro consigo mesma, com sua história de vida.

A organização nos areja a alma, limpamos por fora, limpamos por dentro; a questão aqui não é o tempo de limpar, de arrumar, mas sim o primeiro passo em direção a uma "organização" interna, um rearranjo de ideias e sentimentos, devagar, sem medos, sem cobranças, sem julgamentos, com mente aberta para um reencontro consigo mesma. Essa é uma das várias ferramentas para iniciar uma jornada de reestruturação psíquica e integral, afirmam os psicólogos, psicoterapeutas e profissionais da área.

Refletindo na mente e elevando nossos sentimentos a uma gradual organização interna, mais rápida ou mais demorada, não importa, mesmo porque o tempo é relativo a cada personalidade, o que interessa aqui, é que isso te traga constância, calma e força para acabar com as bagunças internas e tomar atitudes a partir das suas ordenações.


Portanto, organize os seus espaços desorganizados, seja em casa, no seu trabalho, pois isso irá organizar a sua mente, a sua vida e reorganizar os seus sentimentos, te trazendo bem estar e saúde!

bottom of page