• Camila Cruz

Como a organização pode aumentar a sua produtividade no trabalho



A organização pode ser vista como um bicho papão para algumas pessoas que muitas vezes acham que não nasceram para isso e até não julgam tão importante.


Porém, veja esse exemplo: um especialista em organização de pinos chamou atenção nos EUA, quando em pesquisa com 800 funcionários, realizada pela P-Touch em 2010, sobre a desorganização no local de trabalho, concluiu que o custo anual da ineficiência relacionada ao trabalho dos funcionários que ficavam procurando por itens extraviados no escritório eram de 89 bilhões.


Na mesma pesquisa, 87% dos trabalhadores entrevistados admitiram que um espaço de trabalho desorganizado afeta negativamente na produtividade.


  • Economia de tempo: O tempo é o recurso mais preciso do nosso dia, não é mesmo? Quantas coisas você deixa de fazer porque não teve tempo? Será que você realmente não teve ou não quis ter? Quando você tem um local para cada objeto, você não perderá tempo tentando lembrar onde colocou. Você só precisará ir onde estão a concentração desses itens para pegá-los.


  • Menos estresse: Embora a vida nos coloque imprevistos diários que nos tiram da nossa zona de conforto, com tudo organizado na sua empresa, fará com que você foque nos projetos e atividades que realmente sejam importantes e que te trará lucratividade. A sua mente ficará liberada, e com tudo organizado, você evitará o estresse, garantindo dias de maior produtividade.


  • Criatividade aguçada: Um ambiente desorganizado causa estresse, e com isso a sua criatividade vai embora. A organização cria um estado de calmaria e leveza, permitindo que sua mente foque na criatividade.


Leia Também: Os benefícios de ter o seu próprio negócio

  • Prazos cumpridos: Nada prejudica mais um negócio quanto ao não cumprimento de prazos com seus clientes e fornecedores. Quando você pede mais prazo para seu cliente, você abre um precedente para ele pensar sobre a falta de profissionalismo, mesmo quando ele não diz explicitamente; e isso, pode ser um fator importante para a rescisão de contratos. Prazos perdidos também resultam na perda de lucratividade e com a organização, você conseguirá cumprir os prazos.


  • Mais dinheiro: Com tudo organizado, a criatividade aguçada e a leveza para pensar na produtividade do seu dia, fará com que seu negócio tenha mais eficiência e com isso os ganhos aumentam!


Pessoas produtivas focam pelo menos 10 minutos do seu dia para organizar a sua mesa. Muitos imprevistos ocorrem, mas você não precisa terminar o dia com tudo desorganizado. Isso acumulará e você irá perder o controle.


Foque em sua organização e você consequentemente verá que sua produtividade caminhará melhor.

Quais ferramentas você usa para se manter organizado e produtivo?