• Camila Cruz

Como organizar a geladeira e mantê-la organizada

Quer aprender a organizar a geladeira de forma que ela se mantenha assim e ter uma rotina prática e ordenada? Siga essas dicas práticas!



Vocês sempre me perguntam se realmente vale a pena organizar a geladeira e eu sempre vou responder que a organização da geladeira é uma questão de saúde e economia!

Por isso, separei dicas infalíveis para ajudar nesse processo para você conseguir ter uma rotina prática e ordenada com sua geladeira limpa e organizada da forma correta.


Dicas infalíveis para organizar a geladeira da forma correta


Higienização


Para começar o processo de organizar a geladeira da forma correta, é necessário começar pelo básico, a higienização.


Faça uma boa limpeza, retirando tudo que tem dentro, itens vencidos e descartando tudo que for necessário para conseguir organizar.


A limpeza da geladeira deve ser feita periodicamente e devem ser evitados produtos abrasivos que possam danificar a geladeira e contaminar os alimentos.


Dica de misturinha para limpeza da geladeira: 2 litros de água morna, 5 gotas de detergente e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Organizadores de geladeira


A forma ideal para conseguir organizar a geladeira é por meio dos organizadores.

Opte por comprar cestos transparentes, potes de vidro, sacos ziploc e plástico filme.

Esses tipos de organizadores facilitam a identificação e a categorização dos alimentos.


Reorganize as prateleiras


Na maioria das geladeiras, as prateleiras podem ser retiradas, até mesmo as da porta, então, se elas não estiverem funcionando para a organização da sua geladeira, retire e posicione-as da melhor forma para organizar o que você precisa.


Descarte as embalagens


Como as embalagens acabam ocupando um espaço valioso dentro da geladeira, sempre que fizer sentido, retire e descarte as embalagens dos produtos que são guardados na geladeira e coloque-os em organizadores específicos.


Cuidado com a bagunça do lado de fora da geladeira


Não adianta dentro da sua geladeira estar tudo organizado e do lado de fora estar aquela bagunça, com muitas fotos, panfletos e ímãs.


Se você gosta de ter esse tipo de coisa na porta da geladeira, reduza a quantidade, coloque ao lado da geladeira e não na frente, e você pode até pendurar um mural de imã em alguma parede da cozinha para decoração, pois menos sempre é mais.


Organizando o freezer


Rotule tudo


Rotule tudo que tiver na sua geladeira, especialmente tudo que for para o freezer.

Certifique-se de colocar o que é e a data de validade, pois depois de um tempo congelado você pode nem reconhecer mais o que está ali, também não vai correr o risco de comer algum alimento já vencido.


Faça um inventário do freezer


Uma ótima maneira de acabar com a desordem do freezer é fazer um inventário de tudo que você já tem dentro dele, para que não compre nada que realmente esteja precisando.


Congele os alimentos em porções


Não jogue no seu freezer as carnes todas embaladas como elas vêm do supermercado, você vai se arrepender disso quando precisar apenas de alguns pedaços para o seu dia a dia.

Separe por porções que sirvam para sua família em saquinhos plásticos próprios para o freezer ou ziploc, isso facilita pegar apenas o que precisa e com mais facilidade.


Congele os alimentos de forma plana


Isso vale para vários tipos de alimentos, como carne, legumes, molhos e tudo que fizer sentido que você queira congelar. Mas não congele em blocos, congele os saquinhos de forma plana e uniforme.


Dessa forma, você ganha espaço e eles ficam mais fáceis de empilhar ou colocar na vertical.


Tire as prateleiras de freezers menores


Se você tiver um freezer menor com pouco espaço, uma boa opção é retirar as prateleiras para aproveitar mais o espaço.


Use cestos para criar gavetas


Quando o seu freezer não tiver gavetas, você pode usar cestos agrupados para substituir, mas não se esqueça de etiquetar, dessa forma você sabe o que está dentro de cada cesto.


Agora que você já sabe como organizar a geladeira, é só mantê-la limpa e prática para suas refeições e na hora de fazer a sua lista de compras de supermercado.


Essas dicas irão facilitar e otimizar a compra do mês, pois evitará que você compre coisas que você já tem em estoque suficiente para passar o mês.


A organização não é frescura e se você ainda acha isso depois de ler essa matéria, te convido a conhecer o meu DESAFIO 21 DIAS. Vem se desafiar comigo!