top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

7 maneiras de organizar livros

Quer aprender a organizar livros aliando beleza na decoração do seu ambiente? Continue a leitura, preparamos esse post com 7 maneiras práticas e criativas!


Foto Direitos Autorais: Camila Cruz Organizer

Nem todo amante da leitura tem espaço suficiente para ter uma biblioteca em casa, por isso é tão importante saber organizar livros para não ficar tudo amontoado e desorganizado.

De antemão, os livros organizados de forma criativa transformam qualquer ambiente, dando um charme extra na decoração.


Mas como fazer isso? Eu ajudo você! Dá uma olhada nessas dicas:


Veja 7 maneiras práticas e criativas de organizar livros


1. Separe os livros:

Existem muitas maneiras para organizar os livros. Porém, dependerá do gosto do leitor, o que mais combina com o seu perfil.

Confira algumas ideias possíveis para fazer a organização dos livros:

  • Por ordem alfabética;

  • Por categoria;

  • Por autores e séries;

  • Por cores e tamanhos dos livros;

  • Por gênero ou assunto;

  • Por preferência e idioma;

  • Por lidos e não lidos.


2. Desapegue:

Muitos livros são comprados por impulso ou tem aqueles que ganhamos e não gostamos, não é mesmo?

Comece a desapegar para conseguir organizar seguindo essa linha de raciocínio. Assim, você consegue doá-los, trocar, ou até mesmo presentear alguém.

Fique apenas com os livros que tenham conteúdo técnico ou clássicos que você pode reler em vários momentos da vida.


3. Local protegido do sol:

Cuidado com a luz do sol, ela estraga os livros, fazendo com o que eles desbotem ou entortem. Estantes que tenham portas são ótimas para bloquear a luminosidade, mas é preciso lembrar de abri-las para que os os livros respirem.


4. Escolha um ambiente arejado:

Quanto mais ventilado for o ambiente melhor ele será para organizar livros. Além da ventilação, a higienização também é importante e deve ser frequente, pois a falta de circulação de ar no ambiente pode causar mofos, cupins, traças e muito acúmulo de poeira, que estraga não só os livros, como pode prejudicar as pessoas com alergias.


5. Use aparadores decorativos:

Os aparadores são práticos para organizar livros, disponíveis em várias cores, formatos e materiais variados.

Aposte em formatos diferentes e divertidos, eles dão um toque de identidade à decoração de qualquer prateleira ou estante.


6. Toque mágico com prateleiras invisíveis:

As prateleiras invisíveis dão um super toque mágico na decoração, elas darão a impressão que seus livros estão flutuando e ainda é uma ótima opção para quem não tem muito espaço para uma estante, por exemplo.


7. Nichos geométricos:

Esse tipo de organizador dá vida ao ambiente.

Existem nos mais variados formatos, desde os mais modernos e diferentes até os mais clássicos para quem gosta de uma decoração mais clean e uniforme. De qualquer forma, eles atraem o olhar.


Empilhar é uma forma de organizar livros?


Sim, não tenha medo de empilhar livros!


Empilhar pode ser uma forma de organizar seus livros, principalmente se você não tem muito espaço. Você pode empilhá-los por cor, tema, capa, tamanho ou livros selecionados que você queira dar destaque.


Além de ser um motivo de orgulho seus livros estarem organizados, tenha em mente que eles guardam e exibem seus aprendizados e histórias favoritas. Por isso, veja a melhor forma de destacar isso.


Enfim, se mesmo com todas essas dicas ainda for difícil escolher o método certo de como organizar seus livros, então, pergunte-se que tipo de leitor você é, e qual tipo de decoração quer trazer ao seu ambiente, ou se sua prioridade é ter uma organização funcional.

Reflita qual tipo de organização faz mais sentido para você!


bottom of page