top of page
  • Foto do escritorCamila Cruz

Casa bagunçada: aumento de estresse

Sua casa bagunçada gera muito estresse e falta de tranquilidade? Continue a leitura e saiba como ter um ambiente calmo, tranquilo e sem complicações!

Por mais que para algumas pessoas uma casa bagunçada possa parecer uma grande bobagem, ela afeta diretamente a saúde física e mental de todas as pessoas que convivem no ambiente.


A bagunça, de fato, é o resultado da falta de organização no dia a dia e com o tempo só vai se agravando.


Isso acaba gerando sintomas físicos e emocionais, como alterações de humor e estresse elevado, que podem resultar em sérios problemas de saúde, tendo em vista que o estresse aumenta consideravelmente nossos níveis de cortisol.


Entenda como isso funciona e saiba como transformar um local caótico em um ambiente de paz e tranquilidade.


Casa bagunçada gera estresse, comprovam pesquisas!


Viver em um ambiente desorganizado e ter como obrigação deixá-lo limpo e organizado, diante de tantas tarefas diárias que as pessoas precisam dar conta, pode gerar, com toda certeza, muito estresse, fato esse comprovado em diversas pesquisas com especialistas no assunto.


“Um lugar desorganizado e sujo não condiz com a paz que precisamos encontrar ali. O caos é um cenário composto de informações em excesso, o que pode gerar uma enorme quantidade de mensagens para o cérebro. Ou seja, há uma constância de lembretes avisando da nossa incapacidade de organização, da procrastinação, o que gera mais ansiedade”, explica a psicóloga Juliana Del Grossi.


Faz tanto sentido o que a psicologia explica que, em um estudo recente da Universidade da Califórnia, foi revelado que mulheres que afirmaram ter uma casa bagunçada apresentaram níveis elevadíssimos de cortisol, o hormônio do estresse.


Já para as pessoas que não notavam um ambiente em desordem, a maioria homens, os níveis do cortisol decaiam no decorrer do dia. Faz ou não faz sentido?


Como transformar uma casa bagunçada em um ambiente tranquilo sem estresse?


Cuidar da sua casa também é cuidar de si mesma, o que significa se preocupar com a sua casa interna para equilibrar seus sentimentos e emoções, por isso é tão importante ter seu lar organizado. Isso explica porque tantas pessoas declaram que limpar a casa é extremamente terapêutico.


Com planejamento é possível transformar sua casa bagunçada em um ambiente tranquilo e livre de estresse. Comece com pequenas atitudes, como:

  • Descartar;

  • Organizar;

  • Arrumar;

  • Manter;

  • Curtir.

Organizar exige dedicação e disciplina, mas nada que irá fazer você perder tanto tempo e saúde, como será vivendo em um local bagunçado e estressante. Você só precisa criar o hábito de manter a casa organizada.


Chega de casa bagunçada, faça da organização sua principal aliada.


Casa organizada é sinônimo de vida leve e família feliz!

Não importa a sua idade, se você é solteira, noiva, casada, dona de casa ou se você passa o dia fora do seu lar. Se você deseja uma rotina mais leve e com qualidade de vida, eu tenho um desafio perfeito para você.


Aprenda em 21 dias como organizar sua casa e ter mais tempo para curtir sua família e fazer o que mais gosta, longe de qualquer estresse.


Você quer aceitar esse desafio? Garanta sua vaga no DESAFIO 21 DIAS comigo!


bottom of page