• Camila Cruz

Preparando o quarto do bebê: abrindo espaço

Organizar um quarto com pouco espaço pode ser desafiador. Continue a leitura e aprenda agora mesmo como ir preparando o quarto do bebê!


Foto todos os direitos reservados a Camila Cruz Organizer - Proibido Reprodução

A chegada de uma criança é sempre um momento especial para toda família e, ao mesmo tempo, traz muitos detalhes e preocupações de como organizar o quarto, principalmente se você tem pouco espaço. Por isso, trouxe dicas incríveis para que você aprenda como ir preparando o quarto do bebê.


5 Dicas para abrir espaço no quarto do bebê


1. Prefira móveis multifuncionais


Além de pensar e comprar os móveis básicos e essenciais para um quarto de bebê, como berço, trocador, guarda-roupa e cômoda, é preciso também pensar em como acomodar esses móveis. Isso pode ser um grande desafio se não tiver muito espaço.


Dessa forma, escolher móveis multifuncionais é uma dica perfeita para organizar e decorar o ambiente, aproveitando o máximo possível do espaço disponível que você quer projetar o quarto do bebê.


Exemplos de móveis multifuncionais são:

  • Cômodas que podem ser utilizadas como trocador ou substituir guarda-roupa;

  • Trocadores portáteis para berços;

  • Berços multifuncionais com cômodas.


Foto todos os direitos reservados a Camila Cruz Organizer - Proibido Reprodução

Esses são apenas alguns exemplos de móveis multifuncionais para que você aproveite o pouco espaço para decorar e organizar o quarto do seu bebê.


2. Organize os móveis de forma funcional


Na hora de mobiliar o quarto, não se esqueça de deixar espaços livres, organizando os móveis de forma funcional para que vocês pais possam circular. Em contrapartida, se o cômodo for muito estreito, seria estratégico colocar todos os móveis de um lado só e ao fundo.


3. Prateleiras e nichos organizadores de parede criam espaço


Quando não tem muito espaço para arquitetar o quarto do bebê, o ideal é optar por esses tipos de organizadores e itens de decoração, como as prateleiras e nichos de paredes. Aliás, existem projetos em quartos pequenos que se colocam apenas o berço e o trocador como móveis, o restante é complementado por nichos e prateleiras nas paredes.


4. Espelhos e cores claras dão amplitude ao quarto do bebê


Se a falta de espaço for um problema para preparar o quarto do seu bebê, saiba que espelhos e cores claras dão sensação de amplitude ao ambiente. No caso dos espelhos, além da amplitude, promove também a sensação de profundidade se forem colocados nos lugares certos.


Já nas paredes, pinte com tonalidades claras, mas se for utilizar papel de parede opte pelos com desenhos verticais ou estampas menores e discretas, que ajudam a dar a ideia de expansão do quartinho do bebê.



5. Luminárias de parede


Para ganhar espaço no quarto do seu bebê, opte por luminárias de parede que não vão ocupar espaço ou fitas de LED embutidas em prateleiras e nichos para conseguir um efeito de destaque na iluminação de acessórios decorativos.


Aliás, opte por lâmpadas de LED mais quentes ou amareladas, que não aquecem o ambiente, são econômicas e proporcionam efeito mais aconchegante e tranquilo para os momentos mais especiais, como o sono do bebê, troca de fraldas e o momento da amamentação.


Preparando o quarto do bebê de forma organizada


Foto todos os direitos reservados a Camila Cruz Organizer - Proibido Reprodução
  • Para as gavetas, utilize colmeias ou organizadores de acrílico e crie compartimentos para cada categoria de itens.

  • Para o armário ou prateleiras utilize cestos e caixas organizadoras;

  • Utilize colmeias para organizar as roupinhas;

  • Não se esqueça de padronizar as dobras;

  • Padronize os cabides e opte pelos de veludo;

Separe um espaço para os acessórios e utilize organizadores;
  • Organize itens por categorias;

  • Organize sapatinhos por ordem de tamanho e cores, se possível colocando um par ao lado do outro caso tenha espaço disponível;

  • Pendure as roupas mais delicadas em cabides;

  • Categorize as roupas por tamanho;

Nas colmeias, coloque os paninhos de boca, meias, luvinhas e as fraldas de pano;
  • Faça dobras das mantas, toalhas e tricots para colocar em colmeias, caixas organizadoras, gavetas ou espaço disponível.

Tenho certeza que seguindo essas dicas com planejamento, organização e sem muito mistério, você estará livre de preocupações e estresse para curtir esse momento mágico. E o quartinho do seu bebê vai se tornar um dos ambientes da casa mais lindos e aconchegantes.


Por fim, não se esqueça de quando estiver organizando e preparando o quarto do bebê, priorizar sempre a segurança e conforto! No meu curso Minha Casa Organizada você tem um módulo só para a organização do quarto baby e ainda de todos os cômodos da casa. Um método que aplico nas minhas clientes e que milhares de alunas usam no mundo todo! Se interessou? Acompanhe meu perfil no Instagram e fique ligada na próxima turma.