• Camila Cruz

7 Hábitos para se tornar uma mãe organizada



Posso ainda não ser mãe, mas acredito que fiz diversos cursos e continuo me profissionalizando para entender a rotina de toda e qualquer pessoa, inclusive das mamães.


O que acontece muito é que quando uma mulher se torna mãe, ela quer abraçar todas as atividades dentro da rotina e acredita que ninguém poderá fazer melhor do que ela.


Há também o lado de alguns maridões acabarem deixando tudo nas mãos da mulher, o que sobrecarrega e afeta a rotina ao redor.


Pensando em tudo isso, em todas as mães que eu conheço e que sempre parecem fazer tudo dentro da rotina da família, escrevi abaixo 7 hábitos a seguir para se tornar uma mãe organizada e conquistar mais qualidade de vida, com mais tempo para o seu dia a dia.


1- Inclua uma rotina


Pode parecer bobagem “falar” isso, mas é que vejo muitas mães que pensam ter uma rotina, mas não têm.


Rotina funcional incluem tarefas e ações.


Pensando nisso, criei um check list dentro do meu E-BOOK – 10 Check Lists mais utilizados na Organização, para ajudar nas tarefas diárias dos filhos. Em breve ele estará disponível e divulgarei para vocês. Vai facilitar a execução, pois além da explicação falada, você poderá fixar em um local de fácil visão para que todos vejam e cumpram seus deveres diários.


Para ficar ainda mais fácil, comece implantando uma rotina nos horários que você tem mais controle. Muitos imprevistos podem acontecer em determinados dias, porém, há atividades que podem ser controladas, como:


  • Qual será o café da manhã e almoço do dia seguinte?

  • Maridão também tem tarefas, por exemplo: tirar todos os lixos nos dias pré-determinados, colocar as roupas para lavar… e por aí vai.

  • Se você usar o inventário de alimentos, saberá antecipadamente o que precisa ser comprado (e não vai acabar sem você perceber, criando o imprevisto).


2- Estipule os dias de lavar as roupas


Se você precisa lavar as roupas todo dia, estipule um horário para colocar as roupas na máquina, um período que você vai estender ou tirar para guardar. Se não precisar ser todos os dias, estipule os dias da semana que você vai criar essa rotina.


Vamos falar a verdade, quem quer ficar o final de semana inteiro lavando, estendendo e guardando roupas? Então, fazendo aos poucos e em dias ou horários fixos, você conseguirá estipular uma rotina, além de ganhar tempo para o lazer aos finais de semana.


Obs: Não esqueça de guardar as roupas para não acumular.


3- Faça a limpeza aos poucos


Há quem cria regra para aquela faxina na casa, e até é bacana estipular uma limpeza mais grossa por período, mas, em uma rotina de mamães, o acúmulo disso tudo pode virar uma verdadeira tragédia.


Então, a dica aqui é você fazer pequenas coisas aos poucos.


Enquanto um filho está tomando banho, dobre e guarde as toalhas, passe um pano no interruptor, tire as migalhas das mesas ou do chão, passe aquele paninho nas cômodas e outras atividades que você pode fazer em 10 minutos.


Isso vai fazer com que as coisas não se acumulem e você irá manter sua casa sempre limpa, não deixando chegar no caos.


4- Mães dizem não!


Diga não com alegria, pois, você ajudará na educação e na criação da rotina. A falta de organização dentro de uma casa pode acabar com uma família. É difícil, trabalhoso, mas se você não disser, você não poderá reclamar que está sem tempo, porque a realidade é que você irá permitir que as pessoas pensem que você pode fazer tudo sozinha!


5- Continuando o item anterior, mães delegam funções


Pensando nisso, no meu E-Book de check lists, que será divulgado em breve, há dois modelos para o maridão e para as crianças. Sabemos que as mães são multifuncionais, porém, você precisa entender que você não é a única que pode fazer aquela determinada função. Talvez, não façam tão perfeitamente ou do jeito que você faria, mas o que importa é que foi feito e que você teve ajuda nas tarefas diárias. Se você é aquela mãe que faz tudo, vai precisar ter um pouco de paciência para todos entenderem o seu novo posicionamento.


E o que você pode delegar?


Dê tarefas semanais para as crianças. Aqui irá depender da idade, mas as básicas são: arrumar a cama, colocar roupas sujas no cesto, guardar os brinquedos, fazer o dever de casa, escovar os dentes sem a mamãe pedir, colocar comida para o cachorro, colocar o prato na pia… e por aí vai.


LEIA TAMBÉM: 5 Ideias de Organização para quartos dos filhos


6- Mães organizadas não procrastinam


A procrastinação pode levar a tristeza e a problemas muito maiores, como a depressão. O famoso “fica pra depois” ou “amanhã eu faço”, na era da tecnologia e da distração das redes sociais são frases que acabam sendo ditas muitas vezes.


Segundo especialistas da Universidade de Boulder, Colorado, nos Eua, que avaliaram 386 pares de gêmeos e concluiram que a procrastinação pode ser, em parte, explicada pela genética, mas também pelo ambiente externo.


Outro artigo do especialista Timothy Pychyl, psicólogo da Unidades Carleton, no Canadá, alerta que: deixar tarefas para depois gera a sensação de prazer imediata, mas no dia seguinte, diante do acúmulo de trabalho, o indivíduo vai ser exposto a um enorme estresse. Ou seja, procrastinar é uma falta de respeito com o “futuro você”, diz ele.


Faça o que tem que ser feito, agora, já, este é o momento!


7- Check Lists


E por último e não menos importante, você pode conseguir aplicar todas essas dicas anteriores com os famosos check lists.


Escrever na ponta do papel, planejar e ter controle é como se estivesse em uma empresa, fazendo as funções que devem ser realizadas diariamente.


Posso te assegurar que não será chato!


No início vai parecer estranho, mas você vai perceber a diferença que isso fará em sua vida! Você ganhará tempo, ajuda de toda a família, qualidade de vida e a tão sonhada casa organizada, para SEMPRE!


Gostou!? Se você é mãe, tem alguma dica que acrescentaria aqui nessa matéria, comente aqui abaixo, vou adorar ler a sua opinião!